• Facebook: turismolandia
  • Twitter: turismolandia
  • YouTube: turismolandia
  • Picasa: 114282645737297000430
  • Orkut: 16647163016079994473

FacebookMySpaceTwitterGoogle Bookmarks
Vila Velha com muito orgulho! Imprimir E-mail
Escrito por Beto Torres   

Lembro que uma vez escrevi um roteiro Vitória e coloquei todos os pontos turísticos de Vila Velha como um complemento do relato sobre Vitória,  influenciado pelo fato de que Vitória é a capital do Espírito Santo. Este, portanto, é mais do que um relato sobre Vila Velha, é um verdadeiro pedido de desculpas aos meus amigos canela verdes.

Vila Velha não é apenas a mais antiga cidade do Espírito Santo, é também a mais populosa.  O principal atrativo da cidade são os seus 32 quilômetros de praia s que, ao contrário do que ocorre em Vitória, são próprias para o banho. A orla possui boa estrutura, com iluminação adequada e quiosques em considerável parte de sua extenção.

PraiaVilaVelha

 

Nas principais praias, como a da Costa e Itapoã, o movimento é grande não apenas durante dia, já que a noite o calçadão e parte da areia são tomados por praticantes de atividades físicas, que aproveitam para desfrutar o prazer de uma boa corrida a beira mar.

OrlaVilaVelha

Mas os atrativos de Vilha Velha não se resumem as praias. Um ponto de visita obrigatório para quem está de passagem pela cidade é o Convento da Penha, uma das mais belas construções do período do Brasil Colonial. A edificação foi construída sobre uma rochedo a mais de 150 metros de altura, proporcionando uma visão panorâmica das cidades de Vila Velha e Vitória. Reza a lenda que a decisão de construir o convento partiu do padre franciscano Frei Pedro Palácios  que, após repetidos desaparecimentos da imagem da padroeira,  que sempre era encontrada no topo do monte. Apesar de existir uma trilha para subida a pé, há a possibilidade de completar a maior parte do trajeto de carro, por um caminho alternativo.

IgrejaPenhaVilaVelha

Ao lado do Convento do Carmo, bem no centro da cidade, fica outro cartão postal - o Morro do Moreno. O acesso ao morro é feito a pé, por uma das inúmeras trilhas, ou de carro.

MorroDoMorenoVilaVelha

O segundo mais visitado ponto turístico da cidade é a fábrica de chocolates da Garoto, localizada no Barro da Glória. O tour pela fábrica é pago e bastante concorrido, portanto, procure dia e hora da visita com antecedência através do telefone (27) 3320-1709. No início da visita é apresentada a fábrica, os procedimentos de segurança e é fornecido EPI, que consiste em proteção para o pé, avental, touca e, para os barbados, máscara.

Para quem imaginou algo com a Fantástica Fábrica de Chocolate, vai ser uma verdadeira decepção. Nada de chocolate escorrendo em rios ou descendo em cascatas. O chocolate é transportado em dutos e o que se vê são máquinas funcionando em ritmo frenético. O interessante é a explicação do guia sobre o processo de produção dos chocolates e as paradas para degustação dos chocolates da marca, onde o visitante pode comer quanto chocolate desejar. O lado ruim é que não se permite a entrada de bebidas e não há bebedouro ou venda nos locais de degustação.

No final da visita, a maioria dos visitantes vai ao varejo, uma espécie de loja da fábrica que vende produtos ao consumidor final e não apenas ao atacado. Por incrível que pareça, os chocolates são vendidos, na maioria das vezes, por preço equivalente ou superior ao encontrado nos supermercados e lojas espalhadas pelo Brasil. O interessante é que são encontrados tipos de chocolate que não são vendidos em outros lugares.

Vale a pena tirar uma foto de um dos anexos da fábrica, um edifício que parece uma caixa de bombom Garoto e uma chaminé que parece um Batom!

FabricaGarotoVilaVelha

 


 
Joomla SEO by AceSEF

Comentários

Share on Myspace

Busca no Site

Roteiros Nacionais

Roteiros Internacionais

Dicas

Parceiros

Axepa_logo-bg