• Facebook: turismolandia
  • Twitter: turismolandia
  • YouTube: turismolandia
  • Picasa: 114282645737297000430
  • Orkut: 16647163016079994473

FacebookMySpaceTwitterGoogle Bookmarks
Amsterdã - Conheça os Principais Museus Imprimir E-mail
Escrito por Beto Torres   

Apesar da "principal" fama de Amsterdã não estar associada aos seus museus, a cidade se destaca como um dos principais pólos de turismo de obras de arte do mundo.

Amsterda

A cidade conta com mais de 50 museus que abrigam obras de alguns dos maiores expoentes da  pintura, como Van Gogh e Rembrandt. Para os que como eu são "museófilos", separei alguns dos museus que não podem ficar de fora da lista de visitas na capital dos Paises Baixos. Vamos à eles!

 

1. Museu Van Goghhttp://www.vangoghmuseum.nl

Logo de cara, declaro conflito de interesse ao falar do Museu em homenagem a Van Gogh, já que, pessoalmente, o considero o maior pintor de todos os tempos. Sua pintura única e peculiar são fruto da personalidade marcante de um ser humano imerso em contradições e problemas. A vida deste famoso pintor pós-impressonista foi recheada de períodos conturbados originados pelos seus problemas mentais, que acabaram por culminar em seu suicidio no ano de 1890, após inúmeras internações em hospitais psiquiátricos.

O museu Van Gogh abriga algumas das principais telas do pintor neerlandês, em suas mais diversos períodos artísticos. Dentre os destaques, encontramos a tela "Os comedores de batata", marco da primeira fase do artista, e a primeira versão da obra "Quarto em Arles", que marcou uma importante mudança no estilo do pintor. Uma das versões do quadro Girassóis, além de diversos auto-retratos e obras das diversas fases do pintor, completam o acervo do museu.

(Obra - Quarto em Arles - fonte: wikipedia)

QuartoEmArles

Assim com outras das principais atrações de Amsterdã, o Museu Van Gogh é marcado pelas enormes filas. Uma das formas de economizar tempo é comprar o cartão I Amsterdan City Card, que dá acesso à algumas das principais atrações da cidade a partir de um pagamento único. Fora o desconto, uma outra vantagens é o fato de que, no museu Van Gogh, a fila para os portadores do cartão é "significantemente" menor do que a fila para os que decidem comprar o ingresso na hora, gerando uma enorme economia de tempo na espera.

VanGoghMuseum

 

 

2. Museu Rijkshttps://www.rijksmuseum.nl/

O museu nacional é o maior encontrado nos países baixos. É outro ponto de Amsterdã de visita obrigatória para os amantes das artes. Fica próximo ao Museu Van Gogh, em poucos minutos é possível  ir andando de um até o outro. O museu possui em sua coleçao alguns dos mais famosos quadros de Rembrandt.

 

Rijks 

 

 

 3. Museu Casa de Anne Frankhttp://www.annefrank.org/en/Museum/

A Casa onde viveu Anne Frank, imortalizada mundialmente através da publicação do seu diário, foi transformada em um museu. Os ambientes da casa foram reconstituídos de modo a simular à época em que Anne e sua família viviam escondidos da fúria nazista.  O clima no interior da casa é pesado e tenso... dependendo da sensibilidade do visitante, é possível ver materializada algumas das histórias narradas no diário. O lado negativo fica por conta da fila quilométrica para visitar o museu. Se decidir adicionar este ponto à sua lista, tente ir bem cedo, ou irá perder preciosas horas na espera... Olha só a filinha aí embaixo!

AnneFrankHouse

 

 

 4. Museu Casa de Rembrandthttp://www.rembrandthuis.nl/

Passei na frente, mas não tive a oportunidade de entrar, estava fechado e só abriria às  10:00. Deixado para depois, o museu acabou ficando de fora do roteiro por falta de tempo (uma perda irreparável!). Na visita, o turista não apenas aprecia algumas das principais obras do pintor, como também tem a possibilidade de adentrar no seu mundo, já que o museu é hospedado na antiga casa do artista.

 

 

 

 
Joomla SEO by AceSEF

Comentários

Share on Myspace

Busca no Site

Roteiros Nacionais

Roteiros Internacionais

Dicas

Parceiros

Axepa_logo-bg