• Facebook: turismolandia
  • Twitter: turismolandia
  • YouTube: turismolandia
  • Picasa: 114282645737297000430
  • Orkut: 16647163016079994473

FacebookMySpaceTwitterGoogle Bookmarks
Londres e os parques urbanos Imprimir E-mail
Escrito por Beto Torres   

Londres é uma das maiores e mais desenvolvidas cidades de mundo. O berço da revolução industrial tem uma peculiaridade, é marcada por uma grande quantidade de parques espalhados por toda a zona urbana. Mas qual seria a origem destes parques? Como eles surgiram em meio à selva de pedra?

RegentsPark 1

 

Os mais importantes parques localizados na região central de Londres são áreas que, no passado, pertenceram aos monarcas e que, com o crescimento e urbanização da cidade,  passaram a ter acesso público. Hoje estes parques são conhecidos como "Parques Reais" (Royal Parks). Muitos dos parques ainda possuem palácios, a exemplo do St James´s  Park, que é cercado pelo famoso Palácio de Buckingham, pelos Palácio de St. James e de Westiminster, e o Kensigton Gardens, que é o local onde está construído o  Palácio de Kensigton, antiga residência da Princesa Diana. Neste artigo não vamos comentar sobre todos os parques reais, caso deseje ver a lista completa, recomendo que visitem http://www.royalparks.org.uk/. Os mapas utilizados neste artigo foram retirados deste site, que é endereço oficial dos Parques Reais de Londres.

 


St. Jame’s Park

O mais antigo Parque Real de Londres é cercado por três Palácios, sendo o mais antigo o de Westminster, atual Casa do Parlamento do Reino Unido, e o mais conhecido o Palácio de Buckingham, residência oficial da Rainha em Londres e centro das cerimônias reais e da famosa troca de guarda, que ocorre diariamente às 11:30. É um lugar tranquilo e arborizado, com inúmeras espécies de plantas e árvores, ideal para uma breve caminhada ou contemplação. Está aberto diariamente das 5 da manhã até a meia noite.

1 - Lago onde vivem pelicanos, alimentados diariamente às 14h30

2 - Horseguards Parade - Tradicional cerimonia militar que ocorre anualmente em Junho

3 - Inn the Park - Restaurante construído de madeira sustentável e com um cobertura verde - sistema em que há vegetação sobre o telhado

4 - Espetacular vista do Palácio de Buckingham e da London Eye - Roda Gigante de Londres.

StJamessParkLondonEye

 

5 - The Mall - A rota cerimonial da rainha a partir do palácio de Buckingham

StJamessParkTheMall

6 - Playground - equipamentos e banheiros para crianças


Kensington Gardens

O Parque, que no passado era parte do Hyde Park, é frequcventado por visitantes em busca de banho de sol ou por grupos para a realização de picnics. Também é comum a prática de corrida e ciclismo, este último apenas em áreas permitidas. É aqui que está construído o Kensigton Palace, antiga residência da Princesa Diana e possível de visitação. O parque fica aberto diariamente das 6 da manhã até o crepúsculo. Veja no mapa abaixo as principais atraçoes:


1 - Diana Memorial Playground - Playground com tema de peter pan, com uma navio pirata e praia. Criado em memória da princesa de Wales.

2 - Italian Gardens - Jardim ornamental aquático com fontes e estátuas.

3 - Estátua de Bronze de Peter Pan

4 - Albert Memorial - Estátua do príncipe Albert, marido da Rainha Vitória

5 - Round Pound - lago para prática de nautimodelismo e visualização de aves

KensigtonGardensRoundPound

 

6 - Kensigton Palace

KensigtonPalace

 

7 - The Broadwalk Cafe

Hyde Park

Um dos maiores e mais bem localizados parques, é também um dos mais frequentados da cidade. Foi originalmente criado para satisfazer a paixão real pela caça. O Hyde Park é ótim opara corridas e pedaladas, além de ser possível nadar em uma parte específica do lago Serpentine, denominada Lido e aberta normalmente no verão. Foi aqui que aconteceu as provas da maratona aquática e parte do triathlon nas Olímpiadas de Londres 2012. Está aberto diariamente das 5 da manhá até a meia noite. Veja abaixo alguns dos principais pontos do Hyde Park:

 hydepark


1 - Diana Fountain - Memorial em homenagem à Princesa Diana

2 - 7 July Memorial - 52 pilares representando as pessoas mortas no ataque a bomba ocorrido em 7 de Julho de 2005 em Londres

3 - Serpentine Bar - Bebidas e petiscos

4 - The Lido - Café e área reservada para a prática de natação. O acesso à área de natação é pago e aberto apenas durante alguns meses do ano.

5 - Serpentine Boat Hire - Local para aluguel de pedalinhos e pequenos barcos.

6 - Speakers' Corner - Local onde as pessoas tem o direito legal desde 1872 de falar publicamente sobre qualquer coisa desde que não use linguagem obscena.

7 - Tennis Centre - Quadras de Tenis

Regent’s Park

Foi projetado pelo renomado arquiteto John Nash em 1811. É o que tem a maior área gramada destinada à prática esportiva dentre os parques de Londres. É também o local onde fica instalado o Zoo de Londres. O parque possui, ainda, um teatro a céu aberto e boa quantidade de cafés e bares.

RegentsPark

 

Para visitas nos meses ensolarados da primavera e verão, não deixe de visitar o Queen Mary’s Rose Gardens, um belíssimo e muito bem cuidado jardim, repleto de flores das mais variadas espécies. Sem dúvida o meu local predileto dentre os parques de Londres. O parque está aberto diariamente a partir das 5 da manhã, sendo que o horário de fechamento depende do período do ano, que pode ser consultado em no Site Oficial

 

1 - The hub - Centro de esportes comunitário, como vestiário, duchas e um café no terraço com vista de 360 graus.

2 - Queens Mary´s Gardens - Um dos jardins públicos mais belos que já visitei.

RegentsParkFlowersQueensMaryGarden

3 - Open Air Theatre - O único teatro a céu aberto permanente em Londres. Infelizmente não consegui ir a nenhuma as apresentações, vai ficar para uma próxima vez.

4 - Garden Café - Bebidas e Aperitivos

5 - Boathouse Café - Bebidas e Aperitivos

6 - Cow e Coffee bean - Bebidas e Aperitivos

7 - Honest Sausage - Bebidas e Aperitivos


Greenwich Park

Dos parques apresentados, este é o que fica mais afastado do centro de Londres. Daqui você tem uma vista espetacular do Rio Tâmisa. Aproveite para visitar o parque após se entreter com as atrações históricas de Greenwich, incluindo o Antigo Observatório Real (Old Royal Observatory), A Escola Naval Real (the Royal Naval College)e o Museu Nacional Marítimo (the National Maritime Museum).

Greenwich

 

O parque está aberto diariamente a partir das 6 da manhã, sendo que o horário de fechamento varia no decorrer do ano, que você pode consultar no Site Oficial. Veja abaixo as principais atrações do Parque:


1 - The Observatory - Observatório que marca a linha do meridiano de Greenwich e que divide o globo terrestre em Oriente e Ocidente. Esta parada é obrigatória!

GreenwichOldRoyalObservatory

2 - Wolf State e View - Estátua do General Wolfe. Aproveite para curtir a vista espetacular do parque e do Norte de Londres!

3 - Pavilion Tea House - Casa de Chá, bebidas e petiscos

4 - Wilderness Deer Park - Local fechado onde é possível visualizar alguns tipos de cervos.

5 - Playground - Equipamentos para crianças com banheiros e quiosque de bebidas

6 - Boating Lake - Local para prática de pedalinho

7 - Tennis Courts - Quadras de Tênis

 
Joomla SEO by AceSEF

Comentários

Share on Myspace

Busca no Site

Roteiros Nacionais

Roteiros Internacionais

Dicas

Parceiros

Axepa_logo-bg