• Facebook: turismolandia
  • Twitter: turismolandia
  • YouTube: turismolandia
  • Picasa: 114282645737297000430
  • Orkut: 16647163016079994473

FacebookMySpaceTwitterGoogle Bookmarks
Buenos Aires - Tour de Ônibus Imprimir E-mail
Escrito por Beto Torres   

Já imagino que antes mesmo de ler o artigo você já deve estar me chamando de murrinha, mão de vaca ou unha de fome simplesmente porque pretendo conhecer de ônibus uma cidade com 48 bairros, distribuídos em 202 km2 de área, não é mesmo? Será que não podia contratar um city tour ou pegar um taxi?Em bem da verdade, lá no fundo, gosto de me misturar com a população local, gosto de curtir o calor do povo e o aperto dos coletivos! Sentir na pele o dia a dia de uma das cidades mais cosmopolitas da América do Sul! Afinal de contas, sou um mentiroso! (Espero que você não tenha caído nessa conversa fiada)IMG_1950

Bem... antes de chegar na Argentina, andei buscando na internet, perguntando a amigos e lendo guias das mais diversas marcas, tudo pra tentar definir a lista de locais de interesse, os bairros que compõe a estrutura turística da cidade. É sempre bom construir um roteiro antes pra evitar que se deixe de visitar um local imperdível ou que seja enrolado por algum mal intencionado local. Claro que nada é estático, na própria cidade você vai descobrir uma infinidade de coisas novas e, provavelmente, vai alterar a sua programação (e isso é uma das coisas que torna a viagem interessante), mas o faz de forma consciente, com algum connhecimento de causa.

Mas enfim, com o roteiro definido, a primeira luta ao chegar na cidade foi para arquitetar a logística de deslocamento. O sistema de transporte de Buenos Aires é bastante completo, com boa estrutura de metrô (apesar de algumas linhas precisarem de uma renovação) e taxis a preços acessíveis. Os ônibus de linha me pareceram um pouco velhos, mas passavam com maior periodicidade do que na maioria das cidades brasileiras. Há ainda os serviços de transfer das agências de turismo  - Vans e ônibus, e, por fim, um ônibus turístico, daqueles de dois andares, que faz um trajeto que abrange os principais pontos turísticos da cidade. É justamente este o ônibus escolhido para o meu deslocamento em Buenos Aires!! (você não achou que em plenas férias eu ia pegar aperto em ônibus, achou? ;-)

Os caras do Buenos Aires Bus traçaram um trajeto que abrange os pontos de interesse da cidade, com paradas estratégicas na maioria deles. A viagem se inicia no microcentro, onde encontramos o Congresso, Casa Rosada e Catedral, passa pelo Caminito e Estádio La Bombonera, no bairro La Boca, seguindo pelos bairros de Palermo, Recoleta, Madero e mais 13 paradas, em uma viagem de aproximadamente quatro horas de duração (para os que farão o city tour sem descer em nenhuma parada),  para os que pretendem descer e conhecer os pontos turísticos, saibam que vão gastar muito mais. E essa é justamente a parte legal deste tour, existem mais de uma dezena de ônibus circurlando ao mesmo tempo, ou seja,  você pode descer em um ponto turístico, curtir e pegar o que está vindo atrás. Eles passam aproximadamente de vinte em vinte minutos!

Mesmo com essa comodidade toda, não indico o tour de ônibus se estiver com pressa ou vai passar poucos dias na cidade, pois demora consideravelmente mais do que um city tour convencional contratado através de alguma agência, que leva de 4 ou 5 horas para cumprir todo o trajeto já com o tempo das paradas estratégicas para fotos...

 

 

A empresa do ônibus turístico vende bilhetes de 24h e 48h, a contar da hora em que são emitidos. O ônibus possui um sistema de som através de fones de ouvido que faz o papel de um verdadeiro guia, comentando sobre a história e curiosidades dos principais pontos visitados em diversas línguas, dentre elas, o português! Se você pretende apenas ver os locais a partir do ônibus, sem paradas, o bilhete de 24 horas é mais do que suficiente para te fazer feliz. Já se deseja vivenciar os principais pontos e curtir as visitas guiadas que existe em boa parte deles, fique sabendo que não vai conseguir em apenas um dia. Só pra visitar o MALBA (Museu de Arte Latino Americana) e o cemitério da Recoleta, se foram duas horas, isso sem contar o tempo de espera pelo próximo ônibus que, apesar de ser curto (20 minutos), gera um custo no final. Para os desbravadores, recomendo a compra do bilhete de 48h.

O site diz que o bilhete é vendido em cada uma das paradas do ônibus, mas nem sempre se consegue comprar, depende da disponibilidade. Eu não consegui comprar na parada e tive que ir ao ponto de venda, próximo à Catedral (parada 0). Os preços, horários e locais de parada estão todos no site do Buenos Aires Bus. No site é possível, ainda, efetuar a compra das passagens online e com desconto de 5%. A lista das paradas, com os pontos de interesse, segue abaixo:

mapa

Paradas Locais de Interesse
Parada 0: FLORIDA | Diagonal Norte y Florida Início do Percurso
Parada 1: PLAZA DE MAYO | Rivadavia y San Martín Catedral Metropolitana, Cada Rosada, Museu do Bicentenário, Plaza de Mayo, Sede do Banco de La Nación Argentina, Café Tortoni, Manzana de Las Luces, dentre outros.
Parada 2:PLAZA CONGRESO | Rivadavia y Montevideo Praça do Congresso, Congresso Nacional,Teatro Liceu, dentre outros.
Parada 3: SAN TELMO | Avenida Paseo Colón y Av. Independencia Casa Mínima, El Zanjón de Granados, Museu de Arte Moderno, dentre outros.
Parada 4: ESTADIO BOCA JUNIORS | Brandsen 805 Estádio La Bonbonera (Boca Juniors), Museu da Paixão Boquense, dentre outros.
Parada 5: EL ESTAÑO 1880 | A. de Valle y Hernandarias Bar El Estaño, Parque Lemaza, Monumento à Cordialidade Internacional, dentre outros.
Parada 6: CAMINITO | Avenida Pedro de Mendoza entre Magallanes y Rocha
Museu ao Ar Livre Calle Caminito, Museu de Cera, Escola Pedro de Mendoza / Museu de Belas Artes de La Boca "Quinquela Martín", Antiga Ponte transbordadora, dentre outros.
Parada 7:MADERO ESTE | Elvira Rawson de Dellepiane y Julieta Lanter Casino Porto Madero, Monumento ao Tango, Hotel FAENA, dentre outros.
Parada 8: PUERTO MADERO | Juana Manso y Macacha Güemes Restaurantes de Porto Madero, Monumento a Manuel Fangio, Fragata Sarmiento, Yatch Clube Argentino, dentre outros.
Parada 9:GALERÍAS | Av. Córdoba entre San Martín y Florida Galerias Pacífico, Centro Cultural Borges, dentre outros.
Parada 10:PLAZA SAN MARTÍN | San Martín y Florida Praça San Martín, Torre Monumental, Museu de Armas da Nação, Museu Ferroviário, dentre outros.
Parada 11: MALBA | Av. Figueroa Alcorta 3400 Museu de Arte Latinoamericano de Buenos Aires, Museu Renault, Museu Nacional de Arte Decorativo, Museu Metropolitano, dentre outros.
Parada 12: PALERMO ROSEDAL | Av. Sarmiento e/ Av. Figueroa Alcorta y Av. Del Libertador Planetário de Buenos Aires - "Galileo Galilei", Rosedal de Palerto / Jardin de los Poetas, Jardin Japonês, dentre outros.
Parada 13: CAMPO ARGENTINO DE POLO | Av. Del Libertador 4400 Hipódromo Argentino, Campo Argentino de Polo, Centro Cultural Islâmico, dentre outros.
Parada 14: BARRIO CHINO | Juramento y 11 de Septiembre Bairro Chinês.
Parada 15: MUSEO LARRETA | Av. Juramento y Vuelta de Obligado Museu de Arte Español Enrique Larreata, Museu Histórico Sarmiento, Barrancas de Belgrano, dentre outros.
Parada 16: LAS CAÑITAS | Av. Federico Lacroze y Migueletes Sola de La Abadia, Museu Nacional do Homem, dentre outros.
Parada 17: JARDÍN ZOOLÓGICO | Av. Del Libertador y Av. Sarmiento Jardim Zoológico de Buenos Aires, Teatro Sarmiento, Jardim Botânico, Museu Evita, dentre outros.
Parada 18: RECOLETA | Av. Del Libertador y Av. Pueyrredón Cemitério da Recoleta, Bar La Biela, Biblioteca Nacional, dentre outros.
Parada 19: LA BIELA | Av. Quintana y Ayacucho Museu da Arquitetura, Embaixada do Brasil, Jockey Club, dentre outros.
Parada 20: TEATRO COLÓN | Cerrito entre Viamonte y Córdoba Teatro Colón, Palácio da Justiça, Obelisco, dentre outros.
Parada 0: FIN DEL RECORRIDO | Diagonal Norte y Florida Fim do Percurso.


 

Joomla SEO by AceSEF

Comentários

Share on Myspace

Busca no Site

Roteiros Nacionais

Roteiros Internacionais

Dicas

Parceiros

Axepa_logo-bg