• Facebook: turismolandia
  • Twitter: turismolandia
  • YouTube: turismolandia
  • Picasa: 114282645737297000430
  • Orkut: 16647163016079994473

FacebookMySpaceTwitterGoogle Bookmarks
Foz do Iguaçú - Visita à Usina Hidrelétrica de Itaipú de ônibus Imprimir E-mail
Escrito por Beto Torres   

Não é o primeiro Post em que prego a utilização de ônibus para o deslocamento dentro da cidade. Claro que o uso de taxi ou contratação de empresas de turismo é muito mais cômodo, mas em determinadas situações o ônibus pode ser uma boa opção, e este é o caso da visita à Hidrelétrica de Itaipú. Uma corrida de taxi deve sair uns 30 reais cada trecho, o pacote turístico circuito especial (que contempla a visita ao interior da usina), já com o translado hotel-usina, sai por cerca de 80 reais nas agências de turismo. Já passagem de ônibus sai por pouco menos de R$ 2,50 e o ingresso da visita custa aproximadamente 50 reais por pessoa - 25 meia entrada.

Itaipu

Para chegar a usina Hidrelétrica de Itaipu, pegue o ônibus "Conjunto C" no terminar rodoviário e peça ao motorista que te avise quando chegar na Usina. Da parada do ônibus até o centro de visitantes deve dar uns 200 metros. A viagem dura cerca de 45 minutos, sem contar o tempo de espera, ou seja, se saiu atrasado, vá de taxi! Para voltar para o centro, pegue o mesmo ônibus, na mesma parada em que desceu. O único detalhe é perguntar ao motorista se o ônibus já está a caminho do centro ou se ainda vai dar a volta pelo bairro, a primeira opção é a que te serve...

Antes de inciar seu deslocamento, é importante se informar sobre os tours realizados no local. No site de Itaipú você vai encontrar uma série de tours promovidos pela usina, todos pagos. Dentre as opções, existe a visita apenas pela parte de fora da usina (visita panorâmica), uma visita a parte exterior e interior (circuito especial), uma visita ao ecomuseu, ao polo astronômico ou uma visita noturna onde é possível ver a iluminação especial da barragem.  Destas, a mais concorrida é o circuito especial. Procure reservar com antecedência pela internet no site da Usina, vi alguns casais que não conseguiram comprar na hora, pois os lugares já haviam se esgotado.

O circuito especoal é bem interessante e repleto de curiosidades sobre a relação Brasil-Paraguai envolvendo não apenas a construção, mas a operação da usina. Um dos fatos curiosos é que dentro da usina há uma linha que representa a fronteira entre os dois países, de um lado da linha as placas informativas são em português, do outro lado, em espanhol.

Itaipu2-1

Apesar da Usina de Itaipú ter perdido recentemente a posição de maior do mundo para a de Três Gargantas, que está sendo construída na China, a construção é de impressionar, a ponto da Usina ser eleita uma das 7 maravilhas da Engenharia.

Itaipu4-1

Um dos pontos altos da visita é a visão do vertedouro, local por onde é despejado o excesso de água da barragem. Com o vertedouro fechado, praticamente não se vê queda d´água na usina, já que a água que passa pelas turbinas é despejada na parte de baixo do rio. O vertedouro só fica aberto durante 10% do ano, o negócio é torcer para que sua visita ocorra em um desses dias. 

itaipu3-1

A visita especia, que conta com tour pelo interior da usina, dura cerca de 50 minutos. O deslocamento é feito em um ônibus turístico próprio.

Itaipu-5


 

Joomla SEO by AceSEF

Comentários

Share on Myspace

Busca no Site

Roteiros Nacionais

Roteiros Internacionais

Dicas

Parceiros

Axepa_logo-bg