• Facebook: turismolandia
  • Twitter: turismolandia
  • YouTube: turismolandia
  • Picasa: 114282645737297000430
  • Orkut: 16647163016079994473

FacebookMySpaceTwitterGoogle Bookmarks
Fernando de Noronha - Tour pela Ilha Imprimir E-mail
Escrito por Beto Torres   

Fernando de Noronha é um arquipélago localizado no Nordeste Brasileiro, sendo atualmente parte do Estado de Pernambuco. A ilha principal tem aproximadamente 17 quilometros quadrados de extensão, cerca de 3500 habitantes e está a uma distância de 545 km de Recife. O fluxo máximo de entrada permitido é de 700 turistas dia, já que a infra-estrutura local não comporta grande quantidade de pessoas.

 

Noronha tem se consolidado cada vez mais como o paraíso dos ecoturistas, o ambiente rústico associado a praias belíssimas tem coptado um número cada vez maior de admiradores. A ilha possui duas faces de características distintas, uma voltada o continente e a outra no sentido oposto. O mar de dentro, face voltada para o continente, possui águas mais calmas e propícias para banho. Já o mar de fora, do lado oposto, possui, de forma geral, águas mais agitadas, apesar de possuir alguns ótimos pontos para banho e mergulho.

Os principais pontos do mar de dentro são as praias urbanas do Cachorro, Meio de Conceição, facilmente acessíveis a pé por ficarem próximas da zona onde estão as pousadas, a praia da Cacimba do Padre e as baías dos porcos e do Sancho, sendo essa última uma das mais conhecidas do Brasil. Do mar de fora destacamos a Praia do Leão, do Sueste e Atalaia. O mapa turístico da ilha, capturado de http://www.noronha.pe.gov.br/, pode ser visto abaixo.

mapa-ilha-fernando-noronha

O Ilha Tour é um passeio turístico oferecido por boa parte das companhias que operam em Noronha. No roteiro de um dia é possível conhecer alguns dos principais pontos da Ilha, com duas paradas para banho e mergulho. Há um roteiro padrão, mas como nosso grupo era grande para lotarmos um dos carros, pudemos personalizar o nosso roteiro, alterando algumas das paradas e sua duração. Trocamos, por exemplo, a parada para banho/mergulho no Sancho por uma parada na Baía do Sueste, isso porque tínhamos passado o dia anterior mergulhando no Sancho... mas isso é outra história!

A primeira parada foi no museu do Tubarão, de lá é possível ter um visual de parte do mar de fora, do buraco da raquel e enseada da caieira. É um bom lugar para tirar as primeiras fotos do dia!

 

Do museu do tubarão, partimos para um mergulho na Baía dos Porcos. O acesso à baia se faz pela Cacimba do Padre, outra famosa praia de Noronha e ponto onde ocorre a Campeonato Mundial de Surf da divisão de acesso. O período das ondas, pra quem curte a prática do surf, vai de dezembro à Fevereiro.

O acesso à Baía dos Porcos é feito pelas pedras, na zona de praia. O caminho é bastante irregular e perigoso para pessoas de idade, também é muito complicado o acesso para pessoas com dificuldade de locomoção.

 

Apesar das dificuldades, é o tipo de lugar que vale a pena conhecer. Além do visual lindíssimo, é um local muito recomendado para prática de snorkeling.

FernandoDeNoronhaBaiaDosPorcos

 

Se prepare para encontrar variedade de peixes, arraias, tartarugas e outros seres marinhos...

 

Da Baía dos Porcos partimos para o mirante da praia do Leão. Neste ponto, o ilha tour não contempla o acesso à praia, mas do mirante é possível registrar mais algumas das belezas de Noronha.

A próxima parada foi na Baía do Sueste. Apesar de estar no lado do mar de fora, a água é calma e propícia para banho e mergulho. O lado bom é que, por ser do lado do mar aberto, há uma maior variedade de flora e fauna marinhas. O acesso à área de corais só é permitido com o uso de um colete salva-vidas, que pode ser facilmente alugado na própria praia. Foi no Sueste que nos deparamos a primeira vez com pequenos filhotes de tubarão. Foi aqui também que encontramos as tartarugas com mais de dois metros! Se curte mergulho livre, não deixe de passar por aqui!

 

Do Sueste partimos para o Sancho, não para curtir a praia, mas para visitar o mirante que é conhecido como Mirante "Ai que Lindo". A vista é realmente espetacular,  uma das mais bonitas da ilha, com o morro dos dois irmãos ao fundo. Pena que quando chegamos o tempo estava nublado, se mesmo assim foi fantástico, ficamos imaginando como seria o visual em uma bela tarde de Sol.

 

A última parada seria para apreciar o por do Sol na Conceição, mas, já cansados e com o tempo nublado, acabamos desistindo. Esse fica para a próxima vez!

 
Joomla SEO by AceSEF

Comentários

Share on Myspace

Busca no Site

Roteiros Nacionais

Roteiros Internacionais

Dicas

Parceiros

Axepa_logo-bg